Disciplinas disponíveis

Os primeiros socorros são uma forma simples e acessível a todos, de salvar vidas e de motivar à prevenção de acidentes.


Para o acesso e exercício da profissão de motorista de táxi é obrigatória a posse de Certificado de Motorista de Táxi (CMT), obtido mediante a frequência de formação inicial com duração de 125 horas e aprovação no respetivo exame multimédia.

A formação contínua de Motorista de Táxi é destinada aos titulares do Certificado de Motorista de Táxi que pretendam renovar o respetivo título. 

O  curso de Gestão e Coordenação da Formação pretende dotar os formandos de competências pedagógicas na área da gestão da formação, permitindo-lhes gerir todas as fases do processo formativo e realizar os procedimentos relacionados com a gestão da qualidade da formação. Cumpre com o disposto na Portaria 851/2010 de 6 de Setembro que estabeleceu a obrigatoriedade das entidades formadoras terem nos seus quadros gestores/coordenadores de formação com pelo menos 150h de formação neste domínio.

O curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF) ou Formação de Formadores, é certificado pelo IEFP e permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas – CCP (Antigo CAP de Formador).

Neste disciplina os formandos da FPIF são inseridos enquanto formadores para que possam explorar os recursos do moodle

O curso de Higiene e Segurança Alimentar no Setor das Carnes - Atualização permite a aquisição de competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das atuais exigências legislativas.

É destinado a todos os colaboradores afetos à venda e distribuição de carnes e seus produtos e que necessitem de renovar o seu cartão de manipulador de carnes e seus produtos.

O curso de Manobrador de Máquinas em Obra surge como resposta ao dever de as empresas prestarem aos seus trabalhadores e aos seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 5º, 8º e 32.º da Lei n.º 50/2005 de 25 de fevereiro.
A formação não se destina a aprender a manobrar equipamentos, mas sim a conhecer as regras e procedimentos de segurança na sua operação.

O curso de Segurança na Manobra de Empilhadores e Outros Equipamentos de Elevação de Cargas surge como resposta ao dever de as empresas prestarem aos seus trabalhadores e aos seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 5º, 8º e 32.º da Lei n.º 50/2005 de 25 de fevereiro.
A formação não se destina a aprender a manobrar equipamentos, mas sim a conhecer as regras e procedimentos de segurança na sua operação.

As vibrações são um importante fator de risco para os trabalhadores, originando perturbações músculo-esqueléticas, neurológicas e vasculares, além de outras patologias.

É importante alertar as empresas/colaboradores para a problemática dos níveis de ruído e vibrações nos diferentes postos de trabalho e as possíveis medidas a tomar de proteção dos trabalhadores expostos.